As empresas investem muito em estratégias para atrair a atenção do seu público-alvo e mostrar a ele quais são os diferenciais do seu produto ou serviço. Porém, para alcançar o resultado desejado, é preciso compreender em que momento aquele cliente em potencial está em sua trajetória até finalizar a venda. É para isso que serve a jornada de compra. Conheça mais sobre ela neste artigo.
No marketing, é chamado de jornada de compra o caminho que um cliente em potencial percorre até adquirir efetivamente o produto ou serviço de uma empresa.
A jornada de compra é especialmente importante nas estratégias digitais de inbound marketing, porque permite a criação de conteúdos específicos para atrair esse potencial cliente de acordo com a etapa da jornada em que ele se encontra.
Veja abaixo uma imagem que ilustra como funciona a jornada de compra:
Em linhas gerais, a jornada de compra compreende 4 fases essenciais:
A jornada começa quando o usuário ainda tem apenas uma noção do problema que precisa resolver.
Com esse pequena noção em mente, ele busca por um termo pouco específico no Google.
A empresa, já preparada para as demandas de busca, com uma pesquisa de palavras-chave feita, produziu anteriormente um conteúdo relevante sobre o tema, que será agora encontrado por este usuário, um potencial cliente.
Achou complicado? Veja como é simples no exemplo abaixo:
Aqui, encaixam-se conteúdos mais amplos para despertar a atenção do público para um tema. Posteriormente é possível aprofundar-se, quando o potencial cliente começa a reconhecer o problema.
A partir da identificação do problema, o usuário passa a avaliar as soluções possíveis para resolvê-lo, portanto, nessa etapa, a sua empresa deve se posicionar como uma das alternativas.
Também é interessante trabalhar com conteúdos que tenham um apelo de urgência, para agilizar a tomada da decisão.
O conteúdo para esta etapa será muito mais direcionado. Ofereça opções para o público entre outras soluções e o seu produto / serviço.
Aprofunde mais o conteúdo, já que o público agora já entende um pouco mais do assunto que está sendo abordado.
Seguindo a mesma ideia do exemplo da etapa 1, dessa vez um bom termo de busca seria algo como “softwares de gestão integrada de departamentos” ou “como fazer a gestão integrada de departamentos”.
Após avaliar as suas alternativas para resolver o problema, o potencial cliente vai se decidir por uma delas.
Portanto, aqui é o momento de mostrar porque a sua empresa é a melhor escolha, quais são os seus diferenciais em relação à concorrência e o que pode oferecer em termos de benefícios.
Depois de guiar o usuário pelas etapas anteriores, ao chegar no final da jornada, testes gratuitos de seus serviços / produtos ou materiais comparativos são muito bem vindos. Mostre seu diferencial em relação a concorrência!
Ainda no exemplo do software de gestão integrada, um bom tema para a etapa de decisão de compra seria algo como:
“Software A x Software B: Entenda as diferenças” ou mesmo “Software A: Entenda os principais diferenciais e vantagens”.
Depois disso, é extremamente interessante continuar com a produção de conteúdo relevante e fluxos de automação para relacionamento e nutrição do lead ou cliente já adquirido. Assim, você não deixa ele “abandonado” ou “frio”, mas continua a engajá-lo, possibilitando também novos negócios.
O grande benefício de entender a jornada de compra é atrair o cliente em potencial da forma e momento certos.
Uma estratégia de marketing que acompanha os passos do comprador tem muito mais chances de sucesso, porque sabe do que ele precisa em cada fase do processo.
É interessante que a sua empresa construa uma jornada de compra “ideal” que simule o caminho percorrido pelo cliente.
Para isso, o segredo é ter personas bem elaboradas e analisar o perfil de cada uma delas, montando as suas jornadas específicas.
Além disso, também é essencial conhecer as etapas da jornada, produzir conteúdo direcionado e planejado de acordo com cada fase e, principalmente, fazer com que esse conteúdo tenha um fluxo, que o cliente em potencial naturalmente vá passando por ele. Pois o objetivo principal é engajar e evitar que ele desista da compra em algum momento.
Para desenvolver ou melhorar a sua estratégia de conteúdo e a sua jornada de compra conte com a nossa equipe. Somos especialistas em empresas B2B e atuamos com estratégias alinhadas ao objetivo e características do negócio.