Anunciar no Google se tornou uma das principais maneiras de conseguir aumentar o volume de negócios, além de construir uma imagem mais consolidada para a marca da empresa. Mas muitos empreendedores não sabem bem ainda como anunciar no Google. Neste texto, falaremos sobre o Google Ads e quanto custa para fazer os anúncios de sua empresa nesta ferramenta de busca. Vamos lá?
O Google possui uma plataforma de gerenciamento de anúncios chamada Google Ads. Ou seja, os anunciantes podem patrocinar os seus conteúdos através de palavras-chave pesquisadas, ou através dos anúncios da rede de display, em que o usuário visualiza banners nos sites, blogs, portais e aplicativos parceiros que exibem os anúncios do Google.
Ao anunciar o seu produto ou serviço no Google, acontece o que chamamos de leilão de palavras-chave.
Funciona assim: vários anunciantes competem pelas palavras-chave, que são termos de busca usados pelos usuários. O preço do clique no anúncio vai depender dessa competição, sendo que pode ir de poucos centavos até alguns reais.
Ah! É importante saber que cada palavra-chave tem um volume de busca, que corresponde a média da quantidade de vezes que ela é buscada no Google todos os meses. Se esse volume for muito baixo você pode ter poucos cliques e isso diminuir seus resultados.
Não é difícil começar a anunciar no Google, basta criar sua conta na plataforma com os dados da sua empresa e informações financeiras. Depois disso você precisa montar seu primeiro anúncio com o orçamento diário desejado e inserir créditos na ferramenta.
Abaixo você pode ver um passo a passo de como anunciar no Google.
Acessar a plataforma através deste link e clicar em Começar Agora.
Inserir as informações de acesso da sua conta Google ou criar uma conta nova.
O Google vai oferecer algumas opções de objetivo para sua campanha. Porém, recomendo clicar em “Ignorar a configuração guiada e escolher o tipo da campanha“.
Selecionar um tipo de campanha. O forma mais simples de anunciar no Google é através da rede de pesquisa, por isso vou demonstrar essa opção. Clique nela.
Selecionar a meta. Vendas e Leads são boas opções dependendo de seus objetivos, mas vai demandar algumas configurações extras para que isso possa ser mensurado. A maneira mais simples é escolher tráfego no site.
Logo abaixo você precisará inserir a URL que quer divulgar no Google. Pode ser o endereço da home do seu site, porém recomendo fortemente que seja uma landing page focada naquilo que quer anunciar, pois sua taxa de conversão com certeza será melhor.
Dar um nome para sua campanha. Isso aparecerá apenas dentro da plataforma de gerenciamento e não para o usuário que ver os anúncios.
Escolher as redes onde o anúncio será exibido. Rede de pesquisa inclui a busca do Google e de seus parceiros. Rede de display são sites, vídeos e aplicativos na Internet, onde o Google pode criar uma versão visual do seu anúncio de texto automaticamente. Para manter simples o seu primeiro anúncio, recomendo selecionar apenas rede de pesquisa.
Selecionar as localizações onde o anúncio será exibido. Isso vai depender do seu negócio, sua capacidade logística e estratégia de vendas.
Selecionar o idioma. Recomendo deixar apenas Português. Caso você deseje anunciar para localidades foram do Brasil selecione os outros idiomas falados nestes locais.
Definir o orçamento. Aqui você vai inserir o valor médio que você quer gastar por dia. Isso vai depender do seu budget para este canal.
Definir as opções sobre lances. Primeiro você precisará estabelecer em qual métrica quer focar. Para manter simples, recomendo deixar como cliques. Logo depois é necessário definir o limite de máximo de CPC (custo por clique). Isso vai depender do seu mercado e do preço médio das palavras-chave importantes para o seu negócio.
Como isso pode ser ajustado depois, recomendo colocar o máximo que você considera saudável pagar por um clique. No exemplo coloquei R$3,00 e mantive a opção abaixo como maximizar cliques.
Verificar se é necessário para sua estratégia modificar as configurações de outros recursos como: data de início e término, públicos-alvo etc. Recomendo para uma primeira campanha manter o básico que já vem configurado pelo Google e depois testar mudanças. Para prosseguir clique em “Salvar e continuar”.
Criar e nomear um grupo de anúncios. Dentro da plataforma do Google Ads, existe uma hierarquia básica, que consiste em: campanhas > grupos de anúncios > anúncios.
Para criar seus primeiros anúncios no Google recomendo criar apenas um grupo de anúncios e depois expandir.
Inserir as palavras-chave que ativarão a exibição de seus anúncios no Google. Depois de nomear seu grupo de anúncios, vocês encontrará logo abaixo uma caixa de texto para inserir os termos de busca desse grupo.
Se você já sabe quais termos deseja inserir basta colocar um termo em cada linha e o Google irá reconhecer como palavras-chave diferentes.
Para ter ideias de quais termos colocar, digite a direita o nome do seu produto ou serviço e o Google irá sugerir as palavras-chave. Depois de finalizado clique em salvar e continuar.
Dica: Para complementar o procedimento anterior com uma pesquisa de palavras-chave mais profunda, você pode usar o Keyword Planner depois de finalizar todas as etapa. Nessa ferramenta é possível conseguir mais sugestões de termos e inclusive saber o volume mensal de buscas de cada palavra-chave.
Com função semelhante e sem precisar de login, existe também o Ubersuggest de Neil Patel.
Nesta parte você deve criar o primeiro anúncio, inserindo:
Confira o exemplo abaixo e não esqueça de clicar em salvar e continuar.
Criar variações do anúncio. Recomendo que crie mais 2 anúncios e fique com pelo menos 3 no total. Dessa forma poderá testar qual opção tem o maior CTR (taxa de cliques).
Para criar um novo anúncio basta clicar no botão “+ NOVO ANÚNCIO”.
Aqui você vai precisar inserir seus dados fiscais e financeiros. Uma escolha importante nessa etapa é a forma de pagamento, que poder ser com inserção automática ou manual de créditos através de cartão de crédito ou boleto. Caso você escolha a opção de boleto, precisará fazer download do mesmo na tela seguinte.
Pronto, com tudo finalizado você pode clicar em explorar sua campanha e ver a dashboard da plataforma do Google Ads, onde os detalhes dos anúncios serão exibidos quando começarem a veicular.
Agora que você já aprendeu como anunciar no Google, vamos entender uma pouco mais sobre o funcionamento do Google Ads.
Os algoritmos da ferramenta de pesquisa estão sempre atentos aos interesses do usuário, com o intuito de exibir a ele o melhor conteúdo possível.
Por isso, mesmo patrocinando, você deve pensar em entregar o máximo possível de valor para o usuário na página de destino. Isso vai fazer com que a sua pontuação no índice de qualidade seja melhor.
Quando o usuário faz uma busca, antes dos resultados orgânicos da pesquisa, aparecem alguns links patrocinados. Esse é o local onde o anúncio da sua empresa vai aparecer, quando seus produtos ou serviços forem relacionados à palavras-chave que o usuário pesquisou.
As palavras-chave podem ser pequenas e genéricas (short tail ou cauda curta), como por exemplo “comprar carro”, ou mais longas e específicas (long tail ou cauda longa), como por exemplo “comprar carro utilitário seminovo 4 portas”.
Quanto mais específica a palavra-chave, menor tende a ser a concorrência por ela na hora de anunciar, porém o volume de busca também será menor.
A concorrência pelas palavras-chave é um dado importante. Se a sua palavra-chave for genérica e muito concorrida, então será necessário investir mais dinheiro para que ela apareça mais vezes nos resultados do Google e seu anúncio seja clicado com frequência. Se for mais específica, menos concorrida e menos buscada, será necessário gastar menos com anúncios para exibir o seu conteúdo.
O Google Ads é um sistema de leilão, onde aparece mais quem paga um valor maior pela palavra-chave. Por causa deste sistema, os anúncios do Google podem custar muito pouco ou quantias muito mais significativas.
É possível começar investindo até menos de R$ 10 por dia. Porém, isso irá depender da estratégia da sua empresa e da sua habilidade com a gestão dos anúncios, para lidar com a concorrência de cada palavra-chave patrocinada.
Cada nicho de mercado exige estratégias diferentes para captar os cliques do cliente ideal.
Importante ressaltar: via de regra quanto maior o valor investido, maiores os resultados obtidos. Por isso, você pode começar com uma estratégia experimental, mas para ter um grande sucesso com Google Ads será necessário apostar de fato neste canal, investindo valores maiores.
Depois de decidir o seu orçamento diário, você precisará calcular proporcionalmente a quantidade de dias que quer rodar a campanha, resultando no valor total para fazer o pagamento inicial e depois contínuo. Veja os exemplos abaixo:
O Google Ads consome os créditos que você inseriu na conta conforme a quantidade de cliques diários em anúncios. Atualmente, o valor mínimo de inserção na conta é de R$40.
É importante verificar regularmente quanto está o custo por clique (CPC), a taxa de cliques (CTR), a quantidade de cliques, a quantidade de impressões e outras métricas.
Estes indicadores determinam a eficiência dos anúncios da sua campanha.
Somos especialistas em marketing digital para empresas B2B. Os anúncios no Google são umas das nossas estratégias para alavancar os resultados dos nossos clientes, sempre de forma alinhada aos objetivos e orçamento do negócio.
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