A concorrência acirrada com ofertas diferenciadas e novas demandas por parte do público exigem das empresas um posicionamento no mercado para serem vistas. Muitas já sabem que a chave para o marketing de sucesso é encontrar a estratégia correta. Contudo, antes disso, é preciso definir qual é o objetivo da empresa para com o marketing. Por isso, separamos 3 exemplos de objetivos de marketing que podem orientar a elaboração da estratégia da sua empresa. Confira.
Para Philip Kotler, o maior guru de marketing que o mundo já viu, marketing se baseia em oferecer para as pessoas aquilo que elas desejam e necessitam, disponibilizando produtos com valor agregado. Segundo ele, cabe às marcas identificar as necessidades do seu público-alvo e transformá-las em um desejo que possa ser satisfeito por meio do seu produto, definindo, então, seus objetivos e estratégias.
Os objetivos de marketing são metas traçadas em resposta ao momento atual da empresa e do segmento que ela atua. Geralmente um objetivo de marketing está atrelado à uma métrica objetiva principal, chamada de indicador-chave de desempenho ou KPI.
Explore abaixo os principais objetivos de marketing que separamos pra você e encontre o que melhor se encaixa no seu negócio.
O princípio norteador de qualquer negócio quase sempre é o volume de vendas, que permite a elevação progressiva do faturamento, o que em negócios saudáveis eleva também a margem de lucro. Consequentemente isso facilita o sucesso e expansão da empresa.
Portanto, um dos objetivos de marketing pode ser justamente esse: aumentar as vendas.
Mas de que forma o marketing pode aumentar as vendas?
Certamente o marketing é responsável por atividades muito relevantes em um negócio. É ele que coleta informações importantes sobre os clientes existentes ou em potencial. Como resultado a força de vendas pode chegar a prospects verdadeiramente promissores.
Em suma, praticamente todas as ações do marketing podem ser usadas com esse objetivo, bastando planejamento e foco para alcançar competitividade e vendas.
Veja algumas possíveis soluções para o objetivo de marketing de aumentar as vendas:
Fidelizar um cliente pode custar até cinco vezes menos do que conquistar um novo. Portanto o custo-benefício é muito maior ao investir em fidelização.
Os negócios do ramo B2B têm ainda mais necessidade de fidelizar, já que esse mercado, em geral, se caracteriza por ter carteiras de clientes menores, mas de valor mais alto. É por isso que fidelizar é um dos objetivos mais importantes.
Portanto, nesse processo, o marketing de relacionamento é muito bem-vindo. Nesta etapa o cliente já foi conquistado, fez a sua primeira compra e agora cabe à empresa manter esse vínculo e nutri-lo com conteúdo relevante.
Aqui, o CRM – “Customer Relationship Management” ou “Gestão do relacionamento com o cliente” – também tem grande importância, afinal, para vender é preciso se relacionar. E essa ferramenta oferece a oportunidade de otimizar processos, reduzindo os custos com esta etapa.
Nele é possível cadastrar clientes e registrar suas características com mais profundidade, além do histórico de relacionamento.
Certamente, com a clareza de quem é o seu prospect, será muito mais fácil planejar conteúdo e ações estratégicas para atendê-lo da melhor maneira.
Eventos também são ações bem interessantes para estreitar a relação com clientes atuais, fidelizando assim as suas compras.
Aqui, ainda se encaixa o investimento no pós-venda como ação de marketing essencial para a fidelização.
Portanto, não deixe de manter contato com o cliente para saber como foi a sua experiência com a empresa e o produto, se teve algum problema ou quer dar alguma sugestão.
As métricas para avaliar seu comportamento auxiliam nesse momento, pois também podem ajudar a prever ações futuras, a partir dos dados obtidos.
Veja algumas possíveis soluções para o objetivo de marketing de fidelizar clientes:
Por fim, o terceiro objetivo: agregar valor à marca.
Os clientes estão cada vez mais seletivos em relação aos fornecedores de produtos e serviços. Isso acontece especialmente nos negócios B2B, onde quem compra, na maioria das vezes, é um profissional. Por isso, invista em ações que revelem aspectos intangíveis da sua empresa.
Por exemplo: podem ser ações de transparência que trazem a público forças internas que diferenciam a sua empresa ou até mesmo mostram as causas com as quais a marca é engajada.
Empreendimentos que demonstram responsabilidade social e ambiental, por exemplo, saem na frente dos concorrentes. Distribuição, abrangência, qualidade, funcionalidade da solução e custo são outros fatores que pesam na valorização da empresa.
Veja algumas possíveis soluções para o objetivo de marketing de agregar valor à marca:
Da mesma forma, além destes 3 exemplos de objetivos de marketing explicados acima, também podemos citar:
É grande a quantidade dos objetivos de marketing que sua empresa pode ter. Tudo vai depender do momento do seu negócio e da visão da diretoria, em resposta ao atual cenário do mercado.
Desde 2011, somos especialistas em marketing para empresas B2B. Com estratégias direcionadas ao objetivo dos negócios, ajudamos a empresa a se mostrar presente no mercado para o seu público-alvo.
Está em dúvida sobre qual é a melhor estratégia e objetivo de marketing da sua empresa? Solicite um atendimento. Podemos te ajudar!