A forma de interagir com os clientes é cada vez mais estudada para empregar estratégias que viabilizem resultados sustentáveis para a empresa, principalmente ao se tratar da internet. Neste cenário, algumas estratégias digitais reúnem diversas metodologias de grande potencial para a atração de mais consumidores e fortalecimento das marcas, como o inbound marketing, que conforme será apresentado, engloba várias práticas muito comuns neste campo.
Por mais que as estratégias digitais tenham grande notoriedade na forma de consumo, é preciso avaliar o marketing de forma geral para que as melhores medidas sejam adotadas para promover os empreendimentos. Desta forma, além de abordar aspectos do inbound, é válido citar a aplicação do outbound marketing, que está relacionado com conceitos mais tradicionais e também apresenta grande potencial como estratégia.
Em relação ao inbound marketing, são cinco etapas cruciais para o método:
Para que essas etapas sejam atendidas com eficácia, diversas estratégias digitais são trabalhadas, como a automação de marketing, que viabiliza ações em grande escala sem que a qualidade seja perdida, atuação em redes sociais e técnicas SEO, que contribuem para que as empresas alcancem posições cada vez mais favoráveis em mecanismos de busca, trabalhando fatores internos na página das empresas, como o tempo de carregamento do site ou blog, e também externos, com estratégias de backlink, por exemplo.
Já o outbound está relacionado com diversos meios, desde anúncios virtuais até ações com materiais impressos e transações de telemarketing. Todavia, para compreender o outbound, é importante citar que com as modificações do mercado, naturalmente, esse meio apresentou determinadas adaptações. Por exemplo, empresas de coaching que investiam essencialmente em meios offline com o outbound, atualmente podem trabalhar com a presença online, em especial, para promover conteúdos.
O inbound é comumente chamado de marketing de atração, justamente por atrair o cliente por meio de materiais atrativos. São conteúdos que se distanciam de atributos invasivos e, muitas vezes, desgastantes para os consumidores que ainda não demonstram qualquer tipo de interesse na empresa. Por outro lado, o outbound apresenta um direcionamento mais direto, onde pode-se dizer que a empresa vai até o cliente.
Por exemplo, uma corporação de transporte de cargas pesadas que opta por outbound, pode implementar estratégias como jornais específicos para seu público-alvo, outdoors e revistas. Já as estratégias digitais de inbound, conforme citado, são voltadas para opções como blogs e redes sociais. Uma empresa de sistema de segurança, que investe predominante no inbound, trabalha os conteúdos de forma mais assídua, pois essa modalidade vai além de conquistar clientes, uma vez que promove a empresa e a educação de mercado devido aos materiais.
Por mais que existam distinções entre esses importantes métodos, é importante abordar que ambos possuem grande potencial para as empresas. Além do mais, as situações podem variar de acordo com cada empreendimento e suas particularidades, o que envolve tempo de mercado, objetivos, entre outros aspectos.
Naturalmente, a viabilidade deve ser analisada de acordo com cada modelo de negócio e sua situação. Todavia, de forma geral, é muito comum que as práticas sejam empregadas em estratégias digitais, com planejamentos minuciosos.
Para novas empresas, por exemplo uma distribuidora de produtos de limpeza, a construção da imagem da marca e atração de clientes é algo crucial em diversos meios e a combinação do inbound e outbound permite essas ações.
Nesse caso, o inbound tem impacto para resultados de médio a longo prazo, o que envolve o posicionamento em buscadores, atração de clientes em potencial realmente qualificados, ou seja, com potencial para conversão. Com o outbound, há possibilidade de trabalhar a prospecção de clientes, que corresponde essencialmente a conquista de um novo cliente.
Conforme pode-se observar com os dados apresentados no decorrer do texto, dentro do outbound e inbound estão inseridos diversos métodos. O mais interessante nesse cenário é que as técnicas de marketing como um todo podem se complementar de maneiras variadas, principalmente em prol do aprimoramento de resultados que seriam alcançados caso as práticas fossem adotadas com somente um direcionamento.
A diversidade em meio às estratégias digitais é uma grande vantagem, porém, essas opções não excluem o potencial dos métodos offline. Desta forma, é válido sempre que exista uma análise precisa dos objetivos da corporação, para que práticas compatíveis sejam selecionadas em cada tipo de marketing.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.